Um tuíte da jornalista Maíra Azevedo, também conhecida como Tia Má, repercutiu nas redes sociais nesta segunda-feira (14). Na publicação, a integrante do programa “Encontro” criticou a existência da expressão “passar pano”, comum em muitas situações de cancelamento na internet.
“Odeio a expressão ‘passar pano’, considero classista, elitista e racista. Passar pano é uma atividade doméstica, uma das tarefas da limpeza de casa, e quem é historicamente a empregada doméstica? As mulheres negras. É associar a limpeza a algo menor. Reflitam!”, escreveu a jornalista.
O comentário, publicado em sua conta no Twitter, dividiu opiniões. Apesar da postagem ter alcançado mais de 3,2 mil curtidas, até o fechamento desta nota, internautas não concordaram com o ponto de vista de Tia Má. “Não é associar limpeza com algo menor. É uma analogia quase literal. Onde na analogia a limpeza é posta numa posição subalterna?”, questionou um seguidor na mesma rede social.
A opinião postada pela baiana repercutiu também no Instagram, compartilhada por diversas páginas que cobrem a vida dos famosos. “Sou mulher preta e sinceramente, acho nada a ver. Tem tantas coisas relevantes para pessoa militar e vai militar por causa de uma passadinha de pano? Amo Tia Má, mas esse pano eu não vou passar”, escreveu uma internauta.
Com a repercussão do tuíte, a própria Maíra Azevedo decidiu se pronunciar, rebateu as críticas e voltou a explicar a publicação no Twitter: “Vocês sabem que eu falei de mim, né? Eu odeio, quem quiser utilizar, que use! Mas eu tenho uma visão sobre isso… Como também detesto a expressão ‘dar biscoito’. Mas são frutos do meu olhar e da minha vivência… Não obrigo ninguém a nada. Cada qual com suas escolhas e tá tudo lindo!”.
Ao ter uma declaração mais uma vez repercutida nas redes, um perfil chegou a publicar, em resposta a Maíra, que “Tia Má passou pano para si própria”. De forma bem humorada a jornalista respondeu: “Sempre passei!”.
foto: Instagram