A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia elevou a projeção de inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano para 1,83%. A previsão de julho era de 1,6%.
“O principal responsável pela elevação da projeção é o preço de alimentos. Observando a evolução do IPCA ao longo do ano, vemos que a inflação acumulada em 12 meses do grupo Alimentação no Domicílio, após atingir um valor mínimo de 5,06% em março, acelerou até alcançar 11,39% em agosto (último dado disponível). Contudo, o comportamento das demais categorias de produtos continua apresentando inflação estável e baixa (inclusive se comparada à meta de inflação)”, diz o boletim.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) deverá encerrar este ano com variação de 2,35%. A previsão anterior era 2,09%. A projeção para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), que inclui também o setor atacadista, além do consumidor final, subiu de 6,58%, em julho, para 13,02%. As projeções estão no Boletim MacroFiscal divulgado hoje (15).
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil