O influenciador baiano Alesson Lima, se pronunciou em seu perfil no Instagram após ser acusado de fraudar o Auxílio Emergencial, o Seguro Defeso (benefício pago ao pescador artesanal, que fica proibido de exercer a atividade pesqueira durante o período de defeso de alguma espécie), e o Bolsa Família, estes por meio da mãe, a influenciadora Roselene Correia.
De acordo com a jornalista Lua Andrade, do perfil @viajecomlua, o influenciador, que recentemente comprou uma moto elétrica no valor de R$ 7 mil, estaria recebendo os benefícios de forma indevida por não cumprir os requisitos necessários.
Acompanhado da advogada, Alesson esclareceu a história e mostrou alguns documentos para comprovar que a mãe se encaixa nos critérios solicitados pelo governo. A representante do influenciador afirma que a jornalista cometeu crime de calúnia e difamação, que consta no código penal, no artigo 138.
Alesson contou que a mãe não está exercendo a profissão de pescadora, o que justifica o Seguro Defeso direcionado para os profissionais da área, por conta da pandemia. Atualmente o valor do benefício gira em torno de R$ 1.045,00. Já sobre o Auxílio Emergencial, a justificativa do influenciador é ser pessoa jurídica, o que é permitido pelo Governo Federal para receber o auxílio.
Quanto ao Bolsa Família, o rapaz afirma que o valor foi reduzido quando ele e o irmão atingiram a maioridade. “Eu não tenho que tá dizendo o que minha mãe veio fazer quando ela tá no Acupe ou em qualquer outro lugar. Eu caí aqui na internet e estou tocando as minhas coisas e acabei puxando ela, mas ela tem a vida dela, o trabalho dela, as coisas dela para fazer”, disse.
A advogada de Alesson, afirma que após tudo que foi relatado pelo influenciador, a situação ficou caracterizada como crime de calúnia, difamação e injúria e os responsáveis por disseminar as fakes news serão responsabilizados. “É preciso ter cautela, cuidado e investigar, para depois você acusar. Vocês precisam saber que os ataques feitos por perfis fakes na internet é muito mais fácil de ser descobertos. Existe uma investigação desses perfis que estão atacando os meus clientes. Vocês podem saber que não vão ficar impunes. Essas investigações já estão em curso e todos serão responsabilizados”.
A influenciadora digital, Roselene Correia, alega ser pescadora e recebe Seguro Defeso, auxílio fornecido para pescador impedido de pescar.
Procurei conversar com a influencer, mas, sem sucesso. pic.twitter.com/atkL6KBvIH
— Viaje com Lua (@viajecomlua) September 12, 2020
foto: instagram