sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

NOVO LABORATÓRIO PARA TESTE DE COVID-19 CHEGA A LAURO DE FEITAS

Redação - 09/09/2020 14:05 - Atualizado 09/09/2020

A Testes Moleculares- empresa de Biomedicina e Tecnologia do Grupo ETG, que está à frente de um programa de 100 mil testes para COVID-19 pelo método RT-PCR no município de Parauapebas, no Pará – chega à região metropolitana de Salvador, no dia 10 de setembro, ao inaugurar sua unidade no município de Lauro de Freitas, que contará com laboratório de testes moleculares para COVID-19. O objetivo é atender a população em programas patrocinados pelas empresas, que poderão promover a testagem gratuita para a comunidade ou para seus colaboradores.

O modelo da Testes Moleculares conta com o sistema drive-thru para coleta dos testes pelas metodologias RT-PCR e ELISA, com resultados divulgados em 24 horas, por aplicativo. Em Lauro de Freitas, o laboratório será instalado no bairro de Pitangueiras, e os pontos de coleta dos exames serão definidos a partir dos contratos fechados com as empresas.

Um importante diferencial é que a Testes Moleculares traz, para a Bahia, a solução completa que inclui a instalação para coleta dos testes, o laboratório de análises, pessoal especializado, insumos, equipamentos de EPI e tecnologia de ponta, com testes automatizados, robotizados e gerenciados por Inteligência Artificial.

A decisão de abrir uma unidade na região metropolitana de Salvador insere-se na estratégia de expansão da Testes Moleculares em diversas regiões do País, na qual a Bahia tem uma posição de destaque. É aqui no Estado que o Grupo ETG avalia a possibilidade de instalar sua sede – hoje localizada nos Estados Unidos -, nos próximos meses.

“A situação da saúde só irá melhorar em todo o País com o apoio e a participação do setor privado, com investimentos em desenvolvimento e pesquisa e o uso intensivo de tecnologia. E o Grupo ETG e a Testes Moleculares estão buscando contribuir para isso, levando o melhor sistema de testagem da COVID-19 às diferentes regiões do Brasil e também aportando tecnologia avançada e pessoal qualificado”, destaca Gabriel Rodrigues, CEO da Testes Moleculares e do Grupo ETG.

Em sua avaliação, esta pandemia é uma situação de emergência de saúde, e é fundamental que as pessoas tenham acesso a testes eficientes e de qualidade. “Nosso propósito é estabelecer parcerias com as empresas da Bahia para que elas patrocinem o programa de testagem, como foi feito em Parauapebas, pois assim será possível garantir acesso aos testes a todas as faixas da população, de forma ampla, com testes em massa”, explica Rodrigues.

O modelo de atuação da Testes Moleculares pode ser instalado em qualquer localidade distante ou crítica do País, suprindo a falta de estrutura da saúde pública para realização de análises in loco, sem necessidade de levar os testes para análise em outros estados e garantindo que as pessoas tenham rapidamente os resultados em mãos.

O teste PCR em tempo real é de alta sensibilidade e especificidade, e apresenta 100% de eficiência nos resultados, sem risco de falsos positivos como ocorre com o teste sorológico e o teste rápido realizado com coleta de sangue. Já o teste Elisa é um imunoensaio usado para detectar a presença de anticorpos ou antígeno para o patógeno em questão, ou seja, para avaliar a resposta imunológica do indivíduo. Este método é indicado para estágios mais avançados da doença, entre 09 a 10 dias após a infecção pelo vírus, pois ele não é detectado no período de janela imunológica. Ele é necessário em uma fase mais avançada da pandemia, principalmente para mapeamento epidemiológico e também para entender a permanência da resposta imunológica das pessoas a este vírus.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.