Os diretores-executivos de nove grandes farmacêuticas dos Estados Unidos e da Europa assumiram um compromisso público, nesta terça-feira (8), de garantir que os padrões científicos serão respeitados na busca por uma vacina contra a Covid-19.
As empresas tornaram pública uma promessa de observar padrões de segurança e eficácia. As signatárias são Pfizer, GlaxoSmithKline, AstraZeneca, Johnson & Johnson, Merck & Co, Moderna, Novavax, Sanofi e BioNTech.
Segundo o G1, elas afirmaram em comunicado que manterão “a integridade do processo científico enquanto trabalhavam para os registros regulatórios globais e aprovações das primeiras vacinas contras Covid-19″.
Há um debate sobre acelerar as ações necessárias para controlar a Covid-19 e impulsionar os negócios e o comércio globais. A agência americana que regula drogas e alimentos (FDA, na sigla em inglês) disse no mês passado que as vacinas contra a Covid-19 poderiam estar isentas da fase três dos ensaios clínicos (procedimento para validar uma vacina), caso as autoridades considerem que os benefícios superam os riscos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reagiu com um pedido de cautela.
Foto: Getty Images via BBC