domingo, 19 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

DESEMPREGO NA PANDEMIA CRESCE NA 2ª SEMANA DE AGOSTO

Redação - 04/09/2020 10:05

Na segunda semana de agosto, o número de desempregados diante da pandemia do novo coronavírus voltou a crescer após leve queda na semana anterior. Em uma semana o contingente de desempregados aumentou em cerca de 300 mil pessoas, chegando a 12,9 milhões o total de trabalhadores em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada hoje (4).

Com o aumento, a taxa de desemprego passou de 13,3% para 13,6%. Todavia, o IBGE considera que houve estabilidade do indicador e atribui o crescimento da população desocupada à retomada da busca por emprego diante da crescente retomada das atividades econômicas pelo país.

Segundo o IBGE, cerca de 1,6 milhão de pessoas voltaram a pressionar o mercado em busca de trabalho na segunda semana de agosto, na comparação com a anterior. Uma parcela dessa população conseguiu se ocupar, mas a restante foi para a desocupação.

Esse número vem da queda de 28,1 milhões para 27,1 milhões no número de pessoas que gostaria de trabalhar, mas não procurou trabalho no período. Também reduziu de 18,3 milhões para 17,7 milhões o grupo de pessoas que gostaria de trabalhar, mas não procurou devido à pandemia ou por falta de trabalho no local onde vive.

A população ocupada e não afastada do trabalho foi estimada em 75,1 milhões de pessoas, um aumento de cerca de 400 mil pessoas em relação à semana anterior, mas que também é considerado como estabilidade pelo IBGE. Já na comparação com a primeira semana de maio, quando esse contingente era estimado em 63,9 milhões, houve alta de 17,5%, o que corresponde a um acréscimo de 11,2 milhões de pessoas ocupadas no mercado de trabalho.

 

Foto: Reprodução/ Getty Images

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.