Pelo quarto mês consecutivo os roubos a coletivos tiveram redução na capital baiana. Além da queda nos meses de maio, junho, julho e agosto, na comparação com os mesmos meses de 2019, no acumulado do ano (janeiro a agosto) a modalidade criminosa teve decréscimo de 7,8%. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia – SSP-BA. Em agosto foram registrados 102 roubos, sendo 59 casos a menos que no mesmo mês do ano anterior o que representa uma queda de 36,6%. Entre janeiro e agosto ocorreram 100 roubos a menos.
O Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc) da PC atua com equipes nas Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) Atlântico, Central e Baía de Todos os Santos, desenvolvendo ações de inteligência, em horários sensíveis. “Na Operação Madruga monitoramos as principais avenidas”, exemplificou o titular da unidade, delegado Marcelo Tanus.
A Operação Gemeos, especializada da PM responsável pelo combate dos crimes em ônibus, alcançou 86 criminosos em flagrante, um aumento de cerca de 18%, e apreendeu 13 adolescentes entre maio e agosto. “Também tivemos crescimento nas apreensões de armas de fogo (mais de 312%), armas brancas (25%) e simulacros (128%)”, revelou o comandante da unidade, major Carlos Emiliano Figueiredo Filho.
Para o oficial, a análise dos índices criminais contribui para o alcance do resultado positivo. “Após estudar o mapa junto a Polícia Civil, montamos uma estratégia e conseguimos alcançar as reduções mês a mês”, frisou Emiliano.
Foto: Alberto Maraux