O governo da Bahia inicia na próxima segunda-feira (31), às 8h, as testagens para coronavírus em estudantes, professores e funcionários em escolas do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A primeira unidade escolar será o Colégio Estadual Raymundo Matta, que também sediará as testagens das comunidades escolares dos colégios estaduais Ailton Pinto, na terça-feira (1º); e do Dalva Matos, na quarta-feira (2).
Nesta etapa, a programação envolve 12 unidades escolares até o dia 23 de setembro. Serão realizados testes do tipo RT-PCR, que serão analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância da ação, que já foi realizada em municípios de pequeno e grande portes do interior.
“Vamos iniciar a aplicação dos testes em Salvador com 12 unidades escolares do Subúrbio Ferroviário. Após percorremos os municípios de Ipiaú, Itajuípe, Uruçuca, Jequié, Itabuna e Ilhéus, onde conseguimos uma boa amostragem da realidade da comunidade escolar, a proposta é analisarmos na capital o nível de infecção, para ajudar no controle e avaliar as possibilidades de um retorno às aulas, mesmo sem a data definida”.
O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ressaltou o apoio para a aplicação dos testes na rede estadual de ensino. “Esta é uma ação de governo e daremos o suporte necessário para a realização das testagens”.
Foto: divulgação