sábado, 05 de outubro de 2024
Euro 6.0609 Dólar 5.5199

80% DAS AUTOESCOLAS JÁ REABRIRAM EM SALVADOR

Redação - 26/08/2020 16:29 - Atualizado 26/08/2020

Um dia depois de a prefeitura autorizar a retomada dos atendimentos presenciais das autoescolas em Salvador, cerca de 80% estabelecimentos pertencentes ao setor já estão com as portas abertas para a realização das aulas práticas (as teóricas só no modo virtual). Segundo o Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores do Estado da Bahia (Sindauto), a expectativa é que, até o início da próxima semana, todos os 64 estabelecimentos filiados à entidade estejam em pleno funcionamento.

Hoje (26), a força-tarefa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) vistoriou 20 autoescolas em relação ao cumprimento do protocolo de segurança e proteção à vida. Os fiscais estiveram na Estrada das Barreiras, Narandiba, Pituba, Cajazeiras, Castelo Branco, Pau da Lima, Imbuí e Itapuã, sem a identificação de irregularidades.  “Vamos cumprir com rigor as regras. Nem todas as autoescolas conseguiram retornar ontem (25) e hoje (26) porque estão se organizando para atender ao protocolo de segurança, a exemplos de colocação de sinalizações de distanciamento. Acreditamos que 100% das unidades reabram até a próxima segunda-feira (31)”, afirma o presidente do Sindauto, Wellington Oliveira.

O sindicato calcula que 15 mil pessoas tiveram processo de habilitação suspenso em Salvador por conta da pandemia. A retomada das autoescolas acontece após cinco meses de atividades suspensas por conta das medidas restritivas para conter a disseminação do novo coronavírus. O segmento se juntou a outras categorias contempladas no plano de reabertura da economia na capital baiana, que estabelece protocolos de segurança que devem ser seguidos e que são fiscalizados pela Sedur.

 

Confira parte do protocolo setorial para as autoescolas:

 

– Aulas teóricas apenas por meio virtual.

 

– Aulas práticas podem ocorrer de segunda a sábado, das 10h às 19h.

 

– No agendamento das aulas práticas, o aluno deve informar se apresentou algum sintoma compatível com Covid-19 nos últimos 14 dias ou manteve contato com pessoas identificadas ou suspeitas de estarem infectadas com a doença. Em caso afirmativo, o agendamento deve ser adiado por, pelo menos, 14 dias.

 

– A temperatura dos instrutores e dos demais funcionários deve ser aferida diariamente, antes do início das atividades. Caso alguém apresente temperatura igual ou superior a 37,5°C, ou sintomas de gripe, precisa ser afastado provisoriamente do trabalho para avaliação médica.

 

– O leitor biométrico deve ser higienizado com álcool isopropílico após cada uso.

 

– As aulas práticas precisam ser realizadas com apenas um aluno por veículo, mantendo-se os vidros do veículo abertos, sendo vedado o uso de ar-condicionado.

 

– O instrutor e o aluno devem utilizar máscaras durante toda a aula prática, sendo que o instrutor, além da máscara, também tem que usar face shield.

 

– Deve ser disponibilizado álcool em gel 70% em todos os veículos.

 

– Volante, câmbio, freio de mão, maçaneta, espelhos retrovisores, cintos de segurança, tablets e todos os outros pontos de contato nos veículos precisam ser higienizados antes e após cada aula prática.

 

– Para aulas com motocicletas, fica proibido o empréstimo ou compartilhamento de capacetes e quaisquer outros equipamentos.

 

 

 

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.