Em alta na Netflix, Dançarina Imperfeita é a típica comédia romântica para adolescentes. Entretanto, por trás da boa química entre o casal principal e da dinâmica engraçada da protagonista com a melhor amiga, há um aspecto racista no filme: uma menina branca usando todos os personagens negros a seu redor como escada para alcançar seus objetivos.
Colunista do site Mundo Negro e militante, Levi Kaique Ferreira pontua que Dançarina Imperfeita é incômodo por trazer um elenco majoritariamente negro, mas com uma protagonista branca e egoísta, que ignora os sonhos alheios e usa as pessoas de escada. Como se todos os negros não tivessem vida própria e sua única função fosse servir à protagonista.
“Eles abrem mão de tudo na vida deles em prol da Quinn. É louco porque o próprio filme faz um comparativo entre os sonhos. A Quinn tem toda uma trajetória –claro, por ser a protagonista–, mas enquanto isso a Jas abre mão do sonho dela muito facilmente em prol da amiga. Parece que ela só consiste em ceder para que a personagem branca consiga chegar onde tem que chegar”, explica o palestrante.
Em seguida, ela pede a ajuda de Jake Taylor (Jordan Fisher), tricampeão da competição de dança –e coincidentemente negro também–, que se afastou dos palcos após uma lesão no joelho. Ele é convencido pela protagonista a ajudá-la, mesmo que isso lhe cause uma demissão ou prejudique ainda mais sua saúde.
O filme ignora as histórias de personagens além da protagonista. “Tanto faz que ele perdeu o emprego e que não vai ter como pagar o aluguel, ele vai continuar fazendo o trabalho dele para ajudar a protagonista branca”, completa Ferreira.
“Todos os personagens negros trabalham e existem em prol dela, mesmo ela sendo irresponsável, egoísta. O roteiro peca no descaso com os personagens negros, com seus sonhos e problemas. É a insensibilidade de colocar vários personagens negros, mas não colocar uma personagem negra no papel principal”, finaliza Levi.
Mais um filme de branca mimada que acha que em pouco tempo de dedicação vai superar gente que se dedica a vida toda pq ela quer e é a preferida de wakanda e ainda vai mostrar como se dança de verdade pois ela tem o dom natural de ter o que quer https://t.co/GDWrI5eIsq
— Paulim (@PJOLVM) July 17, 2020
https://twitter.com/pretahgase/status/1284088108129058823?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1284088108129058823%7Ctwgr%5E&ref_url=https%3A%2F%2Fnoticiasdatv.uol.com.br%2Fnoticia%2Ffilmes-na-tv%2Ffebre-da-netflix-por-que-dancarina-imperfeita-tem-um-fundo-racista-41179