A ocupação de leitos de UTI exclusivos para tratar pacientes infectados com Covid-19 recuou mais uma vez e chegou a 54% em Salvador. Com isso, se aproxima a fase três da retomada das atividades econômicas da cidade. Esta etapa inclui a reabertura de teatros, cinemas, além de parques, clubes e centros de eventos e de convenções.
Para ingressar na fase três, é preciso, além de cinco dias com a taxa de ocupação dos leitos em até 60%, que haja um intervalo de 14 dias entre as fases. Dessa forma, pelo protocolo elaborado conjuntamente pela Prefeitura e governo do Estado, o terceiro momento da reabertura pode acontecer a partir de 24 de agosto.
Apesar da baixa taxa de ocupação de UTI, o prefeito ACM Neto, prefere manter uma maior cautela e a terceira fase pode não reabrir todos os estabelecimentos. “Acredito que cinema não vai voltar logo, teremos um pouco mais de cautela, vamos aguardar um pouco mais. Clubes também não devem retornar na semana que vem, mas a decisão ainda não está tomada”, afirmou Neto, durante entrevista concedida ontem (18).
Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), ao todo foram registrados 69.025 casos de covid-19 na capital baiana e 2.190 mortos. Dos 692 leitos de UTI adulto disponíveis no município, 372 estão ocupados. No âmbito pediátrico, 10 das 27 vagas apresentam ocupação. Nos leitos clínicos, são 362 de 674 disponíveis para adultos e 18 ocupados das 27 vagas para pediatria.
Foto: Divulgação/Sesab