domingo, 19 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

NÚMERO DE MORTES CONTINUA ALTO E PREOCUPA GOVERNADOR

Redação - 19/08/2020 14:35 - Atualizado 19/08/2020

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou nesta quarta-feira (19) que, embora os indicadores apontem para uma relativa queda na taxa de transmissão da Covid-19, ainda não há perspectiva de queda no número de mortes diárias em decorrência da doença. Atualmente, o estado soma 221.041 casos confirmados do novo coronavírus e 4.542 óbitos —67 contabilizadas somente nas últimas 24 horas. A taxa de ocupação de UTIs está em 53%.

“Eu diria que há hoje uma certa uniformização da doença no estado. Eu diria que há um decréscimo. Está em decréscimo, do ponto de vista de taxa de contaminação mas ainda não em decréscimo do ponto de vista em valores nominais. Nós estamos praticamente desde o final de maio com um número de mortes diárias em torno de 50 mortes diárias. Isso preocupa porque, a cada 20 dias, são mil mortos. Isso não caiu. Não há, por enquanto, nos próximos 15 dias dias, horizonte de queda disso”, disse o governador.

Paredões: O governador afirmou que a Polícia Militar atuará como mais rigor nas ações para coibir os chamados paredões de som, eventos que se tornaram corriqueiros em meio ao avanço da pandemia de Covid-19. Ele diz que, além da apreensão dos aparelhos sonoros e dos veículos, a prática será enquadrada como crime contra a saúde pública. Tantos os proprietários dos automóveis quanto donos de bares serão responsabilizados.

Volta as aulas: O governador falou sobre o retorno das aulas na rede pública de ensino e afirmou que não vai cancelar o ano letivo, mas admite que não há previsão de retorno das aulas ainda. “Nós só poderemos sinalizar a data quando, por exemplo, a taxa de mortes cair. Porque o número de mortes e a taxa de ocupação de leitos [de UTI] é o que melhor representa o estágio da doença [Covid-19]”, explicou.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.