sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

PIB DEVE CAIR ATÉ 10% NO 2º TRIMESTRE E INICIAR RECESSÃO, DIZ MINISTÉRIO DA ECONOMIA

Redação - 18/08/2020 12:49

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve ter retração em torno de 8% a 10% entre abril e junho deste ano. A informação foi divulgada nesta terça-feira (18) pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia. Nos primeiros três meses deste ano a queda tinha sido de 1,5%.

A retração no segundo trimestre projetada pela SPE é na comparação com o trimestre anterior, informou o G1. Se ela se confirmar, o Brasil terá entrado oficialmente em “recessão técnica”, ou seja, recuo do nível de atividade por dois trimestres consecutivos. O resultado oficial do PIB do segundo trimestre será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1º de setembro.

Para todo este ano, a previsão oficial do governo é de uma retração de 4,7% no PIB.

“A evolução do PIB no primeiro semestre de 2020 reflete a crise causada pela interrupção do comércio e das atividades normais da sociedade. No primeiro trimestre, muitas das grandes economias registraram quedas expressivas do produto trimestral, mas inferiores a 10%. No segundo trimestre, as quedas foram ainda mais impactantes com muitos países registrando valores acima de 10%”, avaliou o Ministério da Economia.

 

Foto: Jupiterimages/Thinkstock/VEJA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.