sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1615

FÓRUM QUER EXPANDIR AGRICULTURA FAMILIAR NE

Redação - 18/08/2020 17:00 - Atualizado 18/08/2020

O Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste lança, nesta quarta-feira (19), o Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE) e o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar (SIRAF/NE), duas ações que visam fortalecer o cooperativismo e o associativismo da agricultura familiar. O evento, com a participação de governadores dos estados do Nordeste, terá transmissão ao vivo no canal Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste, no Youtube, às 16h.

 

O PAS/NE é uma estratégia do Fórum com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, com a finalidade de fortalecer e expandir a agricultura familiar, construída em diálogo com os movimentos sociais e a sociedade civil organizada. A implantação do programa está ocorrendo de forma progressiva, a partir das diferentes possibilidades dos governos estaduais, mas cada avanço é compartilhado no ambiente do Fórum, permitindo que sejam replicados, de forma colaborativa.

 

Já o SIRAF/NE é um portal regional que sistematizará a oferta dos produtos da agricultura familiar existentes na região Nordeste. Além de facilitar o acesso e qualificar as informações de mercado, agilizando os processos de compras governamentais e abrindo novos canais de comercialização com o setor privado, contribuirá com o fortalecimento das cooperativas e associações da agricultura familiar, que serão responsáveis pela alimentação da base de dados, dando visibilidade à diversidade dos seus produtos e ao volume de sua produção.

 

O evento também terá a participação dos secretários estaduais responsáveis por essas políticas, a exemplo do secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes, de técnicos e dirigentes dos governos estaduais, lideranças e assessores dos movimentos sociais e organismos internacionais.

 

 

 

 

Foto: Ascom/SDR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.