domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PRATES REVELA PREOCUPAÇÃO APÓS FASE 2 DA RETOMADA

Redação - 17/08/2020 10:20 - Atualizado 17/08/2020

O secretário municipal de Saúde, Leo Prates, se disse atento e “preocupado” com os possíveis reflexos da reabertura de bares, restaurantes e academias em Salvador, nesta fase 2 de retomada.

Na manhã desta segunda-feira (17), a taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estava em 56%, segundo dados da prefeitura. Contudo, a média móvel de novos casos de coronavírus subiu. Ela passou um mês em queda, mas na semana passada voltou a subir e de forma expressiva, crescendo 28%.

“Na semana passada fechamos com leve alta na média móvel de novos casos, porém há uma estabilização da média móvel de óbitos, ou um recuo, e a ocupação dos leitos de UTI está baixa. São dados positivos, mas eu diria que essa é uma semana crítica e decisiva, pra nós acompanharmos realmente essa reabertura. É natural que em um primeiro momento você tenha uma leve elevação, como nós acompanhamos. Agora, ela precisa estabilizar, e é isso que precisamos acompanhar essa semana”, explicou em entrevista na Rádio Metrópole, na manhã de hoje (17).

Questionado sobre as aglomerações causadas por “paredões” em bairros periféricos, Prates avaliou que essas situações não devem ser vistas isoladamente. “Eu diria que o que traz todo esse problema é o conjunto, a somatória. Há um indicativo de atenção, mas nenhum alarme. Agora, é preciso atenção das pessoas. Vimos aglomerações na porta de alguns bares, e a gente precisa que as pessoas entendam que é necessária a participação de todos para que não haja retrocessos”, afirmou.

Foto: Bruno Concha/ Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.