O Consórcio Conecta Feira foi o vencedor da concorrência internacional para a PPP da iluminação pública de Feira de Santana. A licitação, na modalidade de leilão, ocorreu nesta sexta-feira (14) na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O certame foi acompanhado pelo prefeito Colbert Martins Filho.
Com valor de R$ 785,8 mil, a prefeitura estimou um deságio [soma menor do que o valor de mercado] de 56,20%. O Consórcio Conecta Feira vai gerir pelos próximos 13 anos o parque de iluminação pública do município. O novo sistema de iluminação vai proporcionar uma redução do consumo de energia.
A Comissão Especial de Licitação e consultores da B3 (Brasil Bolsa Balcão) receberam um total de 11 propostas. “Este foi um grande passo que demos no sentido da eficiência e modernização da iluminação pública de Feira de Santana. Além da redução de 60% do consumo de energia elétrica, vamos conseguir levar iluminação de LED a todos os 65 mil pontos de iluminação de Feira, na cidade e nas sedes dos distritos, o que aumenta muito a qualidade do serviço para a população”, afirmou Colbert.
Feira de Santana, Aracaju e Franco da Rocha são as primeiras cidades do país a concederem os serviços de iluminação pública nos moldes estipulados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), pela Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (SPPI), pela Caixa Econômica Federal e pelo International Finance Corporation (IFC), do Banco Mundial.
Foto: Renata Maia