O vice-prefeito Bruno Reis se despediu nesta sexta-feira (14) da prefeitura de Salvador, já que é pré-candidato à sucessão de ACM Neto e está, a partir de hoje, proibido de participar de inaugurações. Durante a entrega das obras de requalificação da Avenida Sete de Setembro e da Praça Castro Alves, Bruno Reis se emocionou ao anunciar a despedida. Bruno já havia deixado a pasta da Seinfra em junho, quando venceu o prazo de descompatibilização.
“Em virtude da legislação dia 14 de agosto é o ultimo ato de inauguração que posso participar. Sensação de dever cumprido. Vocês imaginem a satisfação que é […], tenho andado muito de bicicleta nessa cidade, e muitas vezes pego meu filho […] digo a ele que as vezes não estou com ele, porque estou dedicando o meu trabalho, meu suor a essa cidade que tanto amo, que sou devedor, que me deu tantas oportunidades na vida”, disse, com voz de choro.
“Dou um até breve esse momento de despedida, o que mais motiva é fazer as entregas e ver a satisfação no olhar das pessoas. Não sei o que o futuro me reserva, mas uma certeza a cidade pode ter, nunca vai faltar, coragem, garra, determinação para enfrentar os problemas e muito amor. Jamais irei decepcionar”, afirmou, Bruno Reis.
A vice mais provável: A Ex-secretária de Promoção Social Ana Paula Matos se desligou oficialmente do gabinete da Prefeitura de Salvador e agora está livre para caminhar com o pré-candidato do DEM, Bruno Reis, como vice em sua chapa. A sua exoneração foi publicada nesta sexta-feira (14) no Diário Oficial do Município, prazo limite para descompatibilização. Braço-direito de Bruno, Ana Paula é vista como uma pessoa de confiança dentro do grupo. Apesar de não ser uma chapa “puro sangue”, a parceria se assemelha à de Neto e Bruno Reis, que à época era do MDB, mas desde sempre próximo ao atual prefeito.
A situação já estava definida desde o contato por telefone do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, com o governador Rui Costa (PT) na última terça-feira (11). O petista chegou a sugerir que a legenda mantivesse uma candidatura própria, mas respeitou a decisão do partido, que já teve o secretário de Saúde Léo Prates como principal pré-candidato. Mesmo sustentando o seu nome até a data limite para se desligar da pasta, Prates permaneceu à frente da secretaria, diante da urgência da crise de Covid-19.
Além da atuação na Sempre, Ana Paula Matos foi nomeada este ano como presidente Conselho dos Direitos Humanos, Cidadania e Defesa social de Salvador. Ela deixou a Sempre a tempo de se filiar ao PDT. Durante a entrega do conjunto habitacional no Barro Branco, na última terça-feira, Ana Paula disse que ainda não havia sido “convocada” para definir a sua candidatura como vice na chapa com Bruno Reis, mas disse estar pronta para “qualquer missão”. Ela ressaltou a sua identificação com o PDT, que na sua visão é um partido que tem como lema a defesa à educação, às causas sociais e “respeito ao trabalhador”.
Foto: divulgação