domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

OTTO SUGERE QUE “ALGUM LÍDER” É CONTRA O PL DOS CONSIGNADOS

Redação - 13/08/2020 15:45 - Atualizado 13/08/2020

O projeto de lei que suspende a cobrança do empréstimo consignado, realizado através do desconto em folha, para aposentados e pensionistas por 120 dias, de autoria do presidente do PSD na Bahia e líder do partido no Senado, Otto Alencar, está parado há dois meses na Câmara dos Deputados.

Na sessão de ontem (12), o senador Esperidião Amin (PP-SC) defendeu aprovação do PL do colega de Casa, e classificou o atraso como um “absurdo” e uma “crueldade” que está gerando um grave problema de relacionamento do Senado Federal com a Câmara dos Deputados. Na Câmara, os deputados federais Léo Moraes (Podemos-RO) e Tadeu Filippelli (MDB-DF) são alguns dos parlamentares que foram a público exigir que o PL dos Consignados seja colocado em votação. As informações são do A Tarde.

Otto culpa a falta de acordo entre lideranças pela demora na apreciação do texto na Câmara: “No sistema remoto, as matérias só vão a voto depois da reunião de líderes, a maioria é que a faz opção por pautar a matéria. Deve ter algum líder contra o texto”.

Em defesa do projeto, Otto cita que o lucro líquido do monopólio de cinco bancos, Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil e Caixa, que dominam 82% do setor, em 2019, foi de 120 bilhões de reais. Ele lembra que só dois países não cobram juros sobre lucros e dividendo: Brasil e Estônia. “Nada é melhor para os bancos do que o empréstimo consignado, descontado na folha, e que não tem como deixar de pagar; É o empréstimos do sonhos. O que queremos é suspender o pagamento por quatro meses, isso não quebra nenhum banco, não é calote”, desabafa Otto Alencar.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.