REINO UNIDO ENCOLHE 20,4%, E REINO UNIDO ENTRA EM RECESSÃO

REINO UNIDO ENCOLHE 20,4%, E REINO UNIDO ENTRA EM RECESSÃO

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido registrou queda recorde de 20,4% no segundo trimestre, em comparação com os três meses anteriores, devido à crise gerada pela nova pandemia do coronavírus, indicou o Instituto Nacional de Estatística (ONS, na sigla em inglês). Com isso, o país entrou oficialmente em recessão. De acordo com dados publicados nesta quarta-feira (12) pelo ONS, a economia britânica vive a “pior recessão de sua história”. É a maior queda trimestral desde que os registros comparáveis começaram, em 1955, diz o “The Guardian”.

A economia britânica também encolheu mais do que qualquer outra grande nação do G7 durante o surto do coronavírus nos últimos três meses, até junho. O declínio da Grã-Bretanha foi mais do que o dobro da queda de 10,6% nos Estados Unidos no mesmo período e também superou declínios registrados na França (13,8%), Alemanha (10,1%) e Itália (12,4%), países do G7 que já relataram números do segundo trimestre. Canadá e Japão ainda não publicaram dados do segundo trimestre, mas não devem registrar quedas maiores do que o Reino Unido.

Até o fim do ano passado, o PIB nominal do Reino Unido era o sexto maior do mundo, atrás dos EUA, China, Japão, Alemanha e Índia. Após uma queda de 2,2% no primeiro trimestre, os números confirmam que a economia do Reino Unido mergulhou na recessão depois que o surto da Covid-19 se espalhou em março e o governo impôs um bloqueio nacional para conter o avanço do vírus.

Foto: divulgação