Em 2019, tanto no Brasil como um todo quanto na Bahia, o carro particular ou da empresa foi o meio de transporte mais usado para viajar: 46,6% das viagens realizadas no país e 34,9% das viagens originadas na Bahia foram de carro particular.
Em ambos os casos, os ônibus de linha vinham em segundo lugar, mas a importância desse modal nas viagens com origem na Bahia foi muito maior do que no país como um todo. Os dados são do módulo de turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) 2019, divulgados hoje (12) pelo IBGE.
Quase 1 em cada 3 viagens originadas na Bahia (32,3% do total de 1,629 milhão) foram realizadas de ônibus, o maior percentual entre as unidades da Federação. No Brasil, 16,0% das viagens tiveram ônibus como principal meio de transporte.
O avião foi o terceiro meio de transporte mais utilizado no país para viajar (em 15,3% das viagens). Na Bahia, porém, a viagem de avião era apenas a quinta mais frequente (em 8,2% do total), perdendo para outros meios, como barco, táxi, transporte por aplicativo etc. (10,6% das viagens) e para vans ou peruas (8,4%).
Além de viajar prioritariamente por rodovias (carro ou ônibus), os turistas da Bahia ficam majoritariamente na casa de amigo ou parente. Esse foi o meio de hospedagem em 53,1% das viagens originadas no estado, em 2019.
No Brasil como um todo, a casa de parentes ou amigos também é a hospedagem mais frequente, embora em menor dimensão do que para os viajantes que residem na Bahia (em 47,3% das viagens em todo o país).
Em segundo lugar, no estado e no país, vinham outros meios de hospedagem, como casa alugada por temporada, camping, hostel, Airbnb etc., usados em 30,7% das viagens originadas na Bahia e em 27,9% das viagens nacionais.
Hotel ou flat era a terceira opção mais frequente de hospedagem para turistas baianos (usada em 8,4% das viagens originadas no estado) e brasileiros em geral (17,3% das viagens). Somados às pousadas, chegavam a 13,0% das viagens na Bahia e a 22,1% das viagens no país como um todo.
Foto: Jorge Woll