A Universidade Federal da Bahia (UFBA) terá um corte de verba de 18,32% na Proposta de Lei Orçamentária Anual (Ploa) para 2021, segundo o reitor da instituição, João Carlos Salles. Segundo ele, serão R$ 30 milhões a menos para a instituição, na comparação com o orçamento deste ano.
O reitor disse ainda que o corte determinado pelo Ministério da Educação (MEC) foi informado na última semana, pelo sistema do orçamento. “Houve uma reunião do ministro com a associação nacional, que passou esses valores”, contou Salles, referindo-se à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). “E, depois, foi concretizado pelo sistema de gestão das federais. Fomos informados pelo sistema acerca desse corte”, disse em entrevista ao portal G1.
Em nota, o MEC informou que, “em razão da crise econômica em consequência da pandemia do novo coronavírus, a administração pública terá que lidar com uma redução no orçamento para 2021, o que exigirá um esforço adicional na otimização dos recursos públicos e na priorização das despesas”.
Foto: Evando Veiga/Correio