segunda, 25 de novembro de 2024
Euro 6.1087 Dólar 5.8319

SECRETÁRIO EXPLICA QUE FASE 2 SÓ SERÁ SUSPENSA SE OCUPAÇÃO DE UTIs CHEGAR A 75%

Redação - 10/08/2020 11:32 - Atualizado 10/08/2020

O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, afirmou que só vai ocorrer um retorno à fase 1 se a taxa de ocupação de leitos de UTI na capital baiana chegar a 75%. Na manhã desta segunda-feira, o índice chegou a 55%.

“Estamos voltando às atividades econômicas, mas com muita segurança e com uma folga considerável. A fase 2 só volta a fechar caso, e a gente espera que não ocorra, os índices de taxa de ocupação de leitos de UTI suba para  75%. A gente está abrindo com uma folga considerável do sistema de saúde, que está se comportando bem”, declarou o secretário em entrevista na Rádio Metrópole hoje (10).

Na avaliação de Prates, o sistema de saúde de Salvador não está mais “sob pressão”. Ele afirma que o protocolo para recebimento de pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) deve mudar. O secretário disse ainda que a fase 2 será observada com cautela pela prefeitura, apesar da previsão de “leve pico” de casos não ter se confirmado.

“Eu considero a fase 2 a mais crítica para a retomada econômica porque você vai abrir bares e restaurantes. Especialmente a alimentação não se faz com máscara. A gente vai ter bastante atenção a isso, o prefeito até falou que a marcação vai ser homem a homem. Ao longo do tempo vamos ver um reflexo. O que as pessoas não podem achar agora que está tudo bem e se acomodar. Precisamos de uma colaboração para que a gente não tenha nenhum retrocesso”, disse o gestor.

 

Foto: Bruno Concha/ Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.