terça, 07 de maio de 2024
Euro 5.4666 Dólar 5.0778

APENAS SEIS CIDADES BAIANAS NÃO TÊM MORADORES INFECTADOS

Redação - 08/08/2020 10:45 - Atualizado 08/08/2020

Apenas seis das 417 cidades da Bahia não aparecem na lista com infectados pelo novo coronavírus (covid-19). De acordo com a Secretária Estadual da Saúde (Sesab), até esta quinta-feira (07) foram confirmados 183.690 diagnósticos da doença e 3.789 mortes no território baiano. As confirmações ocorreram em 411 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (44,17%).

Com população estimada em pouco mais de 12 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Novo Horizonte é o município mais populoso dentre os seis que ainda não têm registros da Covid-19 no estado. Em julho, um caso da doença na cidade chegou a ser contabilizado no boletim epidemiológico da Sesab, no entanto, de acordo com a prefeitura tratava-se de uma mulher, moradora de Senhor do Bonfim, que foi visitar os filhos em Novo Horizonte. Ainda conforme a gestão municipal, ela já chegou no município infectada. Após isso, foi realizada a testagem nas pessoas que tiveram contato com ela, porém todos os exames deram negativo.

Sem nenhum caso confirmado, o prefeito Djalma Anjos anunciou a reabertura do comércio em Novo Horizonte. Estabelecimentos como supermercados e lojas podem funcionar em horário determinado por cada proprietário. Já os bares só podem ficar abertos até às 20h. A feira livre por sua vez, funcionará às quintas e sextas.

Localizada na mesma região que Novo Horizonte, Ipupiara também exibe o numeral 0 no área destina aos ‘casos confirmados’ de seu boletim. Apesar de não ter moradores infectados, a prefeitura tem realizado desinfecção das principais localidades com maior fluxo de pessoas no município. Além disso, a administração municipal implantou barreiras sanitárias em trechos das estradas que interligam Ipupiara a outras cidades.

Casos positivos do novo coronavírus ainda não são realidade também para as cidades de Érico Cardoso, Brejolândia, Canápolis e Brotas de Macaúbas. Para o virologista Gúbio Soares, responsável pela descoberta do Zika Vírus no Brasil, apesar de ainda não ter registros, a chegada do vírus será inevitável nessas cidades. “A probabilidade desses municípios terem o Covid-19 existe, porque esses moradores tem parentes em outras cidades que podem viajar por uma questão de desemprego ou por necessidade de ficar perto da família. Essas cidades ainda vão ter o Covid e isso é inevitável. Tem cidades no interior da Bahia que os ônibus saem de São Paulo à noite escondido e tentam furar barreiras como já aconteceu”, explica.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.