O Consórcio de Veículos de Imprensa continua divulgando dados equivocados sobre o número de mortos e de casos em Salvador e na Bahia. Nesta sexta-feira, a TV globo e o portal G1 afirmaram que ontem, dia 06/08, morreram 37 pessoas em Salvador nas últimas 24 horas por Covid-19 quando, na verdade, o número foi zero, ou seja: não houve mortes em Salvador por Covid-19 nos dias 04,05, e 06 de agosto. A Prefeitura de Salvador não se manifestou sobre o número.
O Consórcio de Veículos de Imprensa está fazendo o cálculo com as notificações, incluindo mortes de até 30 dias atrás como se fossem óbitos nas últimas 24 horas. Todos os 37 óbitos registrados como ocorridos no dis 06/08 foram verificados em outras datas, até 1 mês ou mais atrás.
O Secretário Estadual de Saúde, Fábio Villas Boas, explicou, na manhã desta sexta-feira no Jornal da Manhã, da TV Bahia, afiliada da Globo, por que está havendo o erro.
“O que acontece é que os óbitos demoram dias para serem notificados, fruto da necessidade da investigação da causa etiológica por parte da vigilância sanitária tanto do município quanto do Estado. A representação mais correta deveris ser feita com a média móvel da data de ocorrência do óbito e não da data da notificação.”, disse o secretário.
E afirmou que o número de mortos no estado está caindo de forma significativa quando se registra o dia efetivo da ocorrência do óbito, como vem afirmando o portal Bahia Econômica, diferente do que coloca o Consórcio, situando a Bahia como um estado com mortes em alta ou estabilidade. O registro de mortes por notificação, um método que superdimensiona o número de casos e mortes e gera políticas públicas rígidas, tende a confundir os gestores.
A racionalidade mostra que se o número de mortos em Salvador for o que está registrado abaixo pelo G1 seria preciso responder:
Por que com o número de óbitos subindo tanto, a taxa de Ocupação das UTIs só faz cair e despencou para 60%?
Por que a regulação no município não registra lista de espera?
Porque vários hospitais de campanha estão operando bem abaixo da capacidade?
A resposta está no quadro ao lado elaborado pelo portal Bahia Econômica, que mostra que Salvador teve zero mortes nos últimos 3 dias. Os dados são da Sesab e podem ser checados na página: https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/
O primeiro gráfico foi elaborado pelo Bahia Econômica, e registra mortes entre 01/08 e 06/08 com dados da Sesab contabilizados no dia e pode ser acessado em : https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/
O segundo gráfico é do portal G1 e registra mortes em Salvador entre 01/08 e 06/08 por notificações, mortes que podem ser inclusive do início da pandemia