O número de mortes por Covid-19 em Salvador caiu fortemente e chegou a apenas 1 óbito nos dias 01 e 02 de agosto. A média semanal dos residentes ficou em torno de 2 óbitos por dia entre 30/07 e 02/07. Incluindo os não residentes, a média sobe para 4 por dia. É menos de 10% do pico da pandemia quando morreram 44 pessoas num só dia.
Outros dados confirmam o que o portal Bahia Econômica vem afirmando há pelo menos duas semanas (Veja aqui ).O primeiro deles é a taxa de ocupação da UTIs que atingiu 60% de ocupação em Salvador nesta quinta-feira, percentual que seria exigido lá adiante para dar início a fase 3. Por outro lado, vários hospitais da cidade estão convertendo leitos de UTIs de Covid-19 para atender outras doenças, pois a demanda caiu fortemente. E já há Hospitais de Campanha na cidade com metade dos leitos de enfermaria vagos e UTIs com ocupação muito abaixo da capacidade.
A taxa de ocupação das UTIs foi informada pela Prefeitura de Salvador e os números sobre casos e mortes estão na base de dados da SESAB.
Veja o artigo do economista Armando Avena que antecipou a estabilização da pandemia: Salvador superou o platô e Covid-19 está refluindo