O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, informou hoje (06) que o quantitativo de mortes de pacientes com diagnóstico positivo de coronavírus (Covid-19) vem caindo na Bahia.
“Número de óbitos vem caindo na BA. Quando corrigimos os dados de acordo com a data de ocorrência (e não pela data de notificação) percebemos nas 2 últimas semanas queda expressiva. Podemos ainda ver em outro gráfico a queda da taxa de ocupação de UTI”, escreveu Vilas-Boas em mensagem compartilhada no Twitter nesta manhã.
Vilas-Boas já explicou que há uma discrepância entre a data de ocorrência e a notificação de casos da covid-19. “A existência de registros tardios ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus”.
Em relação a taxa de letalidade (cujo índice é calculado tendo como base o número de óbitos em comparação com a quantidade de casos confirmados de infecção pela Covid-19), a Bahia possui uma das menores taxas do Brasil, ocupando a 22 ª colocação dentre todos os estados do país, abaixo até da média nacional. Também é o menor indicador dentre os estados nordestinos.
Número de óbitos vem caindo na BA. Quando corrigimos os dados de acordo com a data de ocorrência (e não pela data de notificação) percebemos nas 2 últimas semanas queda expressiva. Podemos ainda ver em outro gráfico a queda da taxa de ocupação de UTI. @costa_rui 👏🏻 pic.twitter.com/ifXc4RrofE
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) August 6, 2020
A Bahia segue mantendo uma baixa taxa de letalidade pela COVID-19 em comparação com outros estados e até outros países. Esse é um indicador de que o sistema de saúde montado sob a liderança de @costa_rui vem absorvendo a demanda e que ninguém está ficando pra trás. pic.twitter.com/a9ERv9Dxhv
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) August 6, 2020
Foto: Mateus Pereira/GOVBA