O governador Rui Costa comentou nesta segunda-feira (3) sobre a volta das aulas nas escolas estaduais da Bahia. “No retorno vai ter aula todos os sábados e provavelmente vamos alternar, dividindo a turma em duas, garantindo dentro da sala o distanciamento social. Será obrigatório uso de máscara dentro da escola por todos”, afirmou o governador. “Devemos ir até fevereiro, para terminar ano de 2020. Não terá recesso no final do ano, e com isso a gente cumprirá o número de horas”, acrescentou Rui durante entrega de apartamentos no bairro Costa Azul hoje.
Rui disse que o planejamento para retorno inclui a testagem de alunos, que já aconteceu em três cidades do interior e constatou uma taxa de contaminação 10 vezes maior do que os números oficiais mostravam em duas delas. “Fizemos em Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca. Em duas encontramos 10% da população estudantil e professores (já contaminadas). Tinham 1% em dado oficial”, afirmou o governador. Nesta semana, os testes acontecem em cidades maiores: Jequié, Itabuna e Ilhéus. “Queremos ver o perfil de contaminação”, declarou Rui, segundo informações do *Correio.
Sobre a previsão de data de retorno, o governador disse que “a data é a única coisa que está pendente. Estamos monitorando a taxa de contaminação e ocupação de leitos. Ainda não podemos afirmar, vai depender do comportamento da doença nos próximos dias. Esses testes que estamos fazendo na escola vão ser um bom parâmetro”, acredita.
Foto: Fernando Vivas/GOVBA