domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

35% DOS BARES E RESTAURANTES DE SSA NÃO VÃO REABRIR

Redação - 30/07/2020 10:28 - Atualizado 30/07/2020
Foto: Nara Gentil/Correio

O funcionamento de bares e restaurante na capital baiana está suspenso há 134 dias devido a pandemia do novo coronavírus, e com o faturamento reduzido a zero, 35% dos 6 mil bares e restaurantes de Salvador não vão reabrir, mesmo que a Prefeitura os possibilite na segunda fase da retomada econômica.

Segundo o jornal Correio, o dado é da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), que também foi constatado pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Já a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Fehba) prevê um cenário ainda mais pessimista: a estimativa é que 40 a 50% desses estabelecimentos nunca mais abram as portas.

Os motivos para não retomarem as atividades são muitos, que vão desde quererem esperar para sentir a resposta do mercado – já que muitos clientes poderão ter receio de sair de casa no início – às altas dívidas, à falta de crédito, à inviabilidade financeira de implantar os protocolos sanitários exigidos, até a falência de fato, como foi o caso do restaurante DAS, que fica na Bahia Marina, que parou de operar no dia 8 de julho.

“O quadro é muito caótico, porque, para reabrir, a gente precisa ter crédito e os custos operacionais são muito elevados com os protocolos sanitários”, explica o presidente executivo da Abrasel, Luiz Henrique do Amaral. “Além disso, a oferta e a demanda reduzida vai fazer com que a gente tenha um horizonte muito difícil”, prevê o presidente.

 

Foto: Nara Gentil/Correio

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.