quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5048 Dólar 5.1495

TERREMOTO É REGISTRADO NO LITORAL SUL DA BAHIA

Redação - 29/07/2020 18:50 - Atualizado 29/07/2020

No litoral sul da Bahia foi registrado um terremoto de 3,5 de magnitude na escala Richter durante a manhã desta quarta-feira (29). O tremor, que ocorreu na altura da cidade de Ilhéus, foi identificado por sismólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que fazem o monitoramento. O coordenador do Laboratório de Sismologia (LabSis) da UFRN, Aderson Nascimento, que acompanha a incidência dos fenômenos, explica que o tremor pode ter sido sentido por moradores da região. As informações são do G1.

“Foi a cerca de 75 km ao nordeste de Ilhéus. É possível que algumas pessoas de manhã bem cedo tenham sentido, principalmente se tiver em um prédio mais alto, mas não é garantia, porque a distância é bem no limite do que se espera em termo de percepção das pessoas. Apesar de ser pequeno o suficiente para não ser percebido pela maioria das pessoas, ele foi bem detectado na nossa rede sismográfica, que a gente opera no Nordeste do Brasil”, disse Aderson à reportagem.

O coordenador do LabSis disse ainda que os terremotos podem ser sentidos no Brasil por causa da pressão das placas tectônicas, já que o país está no interior de uma delas. Aderson Nascimento disse ainda que, apesar de poder ser sentido, um tremor de escala 3,5 não provoca nenhum tipo de alteração no mar, como foi o caso desse terremoto na costa de Ilhéus.

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.