A cantora Madonna teve um de seus posts no Instagram notificado por fake news na noite desta terça-feira (28). Isso porque ela compartilhou um vídeo defendendo o uso da cloroquina no combate contra o novo coronavírus, cuja eficácia não foi comprovada.
Na legenda da postagem, a cantora afirmou que uma vacina contra o vírus “já foi aprovada e está disponível há meses”, mas que continuam falando em pesquisas para “deixar ricos mais ricos”.
“A verdade irá nos libertar! Mas algumas pessoas não querem ouvir a verdade. especialmente pessoas no poder que só querem ganhar dinheiro com essa pesquisa arrastada pela vacina, que já foi aprovada e está disponível há meses. Eles preferem deixar o medo no controle e deixar os ricos mais ricos enquanto os pobres e doentes ficam mais doentes”, escreveu ela.
A postagem é um vídeo de um discurso da médica Stella Immanuel que viralizou recentemente ao ser repostado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu filho.
Segundo o site Daily Beast, a médica – que é pediatra e ministra religiosa – é conhecida por fazer algumas afirmações bizarras sobre medicina, como dizer que problemas ginecológicos como cistos ou endometriose seriam na verdade causados quando pessoas sonham que estão transando com demonios e bruxas
Minutos após a postagem o próprio Instagram notificou o conteúdo como fake news, disponibilizando nove links de pesquisa sobre o assunto desmentindo as informações passadas no vídeo.
Foto: Instagram – getty images