quarta, 02 de abril de 2025
Euro 6.13121 Dólar 5.6855

GUEDES DEFENDE MICROIMPOSTO DIGITAL

Redação - 29/07/2020 16:58 - Atualizado 29/07/2020

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender nesta quarta-feira, 29, a criação de um microimposto digital. A fala foi ao lado do relator da comissão mista da reforma tributária no Congresso, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). As informações são do site de notícias Poder360.

“Não vamos aumentar os impostos. Nós podemos redistribuir, criar uma base ampla, nova. E aí você pode, se criar uma base ampla nova e tributar um pouco ali, reduzir o imposto de renda, eliminar os IPI, pode até reduzir cinco, seis, sete, oito, dez impostos se tiver uma base ampla em que crie uma nova incidência para pessoas que não pagam, seja pagamentos digitais. Há uma enorme economia em crescimento. É a economia digital nova surgindo”, disse Guedes.

Na primeira fase da reforma, o governo apresentou a criação do “IVA dual”. Propõe a fusão da PIS/Cofins. Cria no lugar a CBS (Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços), com alíquota de 12% sobre o faturamento das empresas. Depois, os estados devem aderir ao CBS, com as tributações regionais.

Nas próximas fases, o governo quer propor mudanças no IPI (Imposto sobre os Produtos Industrializados), no IR (Imposto de Renda) e na folha de salários. A intenção é tributar mais a renda e menos o consumo. Para equalizar isso, o governo defende criar um tributo sobre transações digitais.

 

 

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.