sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.5871 Dólar 5.2485

SUSTENTABILIDADE: AEROPORTO É REFERÊNCIA INTERNACIONAL

Redação - 27/07/2020 17:01 - Atualizado 27/07/2020

O reconhecimento do Salvador Bahia Airport em 2019 como o aeroporto mais sustentável do país pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ganhou repercussão internacional. A transformação por qual o terminal passou rumo à redução do impacto ambiental chamou a atenção e o levou ser escolhido para ser case de estudo do MBA em Gestão Sustentável do Transporte Aéreo na ITAérea Aeronautical Business School, primeira escola internacional especializada em gestão aeroportuária e aeronáutica, com sede na Espanha.

O caso de sucesso do aeroporto chegou ao conhecimento da escola por meio do Gerente de Meio Ambiente do Salvador Bahia Airport, Rodrigo Tavares, que também é aluno da ITAérea. O gestor foi convidado para lecionar o módulo intitulado “Salvador Bahia Airport: O Aeroporto mais sustentável no Brasil”. O curso foi disponibilizado nesta segunda-feira (27) aos estudantes.

“O Salvador Bahia Airport é um caso claro de uma história de sucesso que mostra que uma gestão eficiente de recursos humanos e materiais pode levar a melhorias substanciais na pegada ambiental de um aeroporto. Os estudantes da ITAérea valorizam conhecer e experenciar cases desse tipo através de seus protagonistas e principais agentes envolvidos”, explica José Ignacio Escudero, CEO da ITAérea.

Aeródromos Sustentáveis
O reconhecimento das bem-sucedidas iniciativas ambientais do Salvador Bahia Airport veio após a realização do levantamento “Aeródromos Sustentáveis” pela ANAC, que mapeou práticas voltadas para a gestão ambiental nos aeroportos do país.

Para o mapeamento, foram levados em conta 36 indicadores, que examinavam fatores como gestão hídrica, energia elétrica, de resíduos, mudanças climáticas, emissões atmosféricas, ruídos, solo, fauna e flora bem como educação ambiental e gestão organizacional.

O principal terminal baiano atendeu 33 dos 36 requisitos em avaliação, registrando 88,85% da pontuação e sendo considerado com ações sustentáveis em nível avançado.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.