quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5427 Dólar 5.1922

SHOPPINGS REABREM EM SALVADOR COM FILAS E GRANDE MOVIMENTAÇÃO

Redação - 24/07/2020 12:34 - Atualizado 24/07/2020
Foto: Gil Santos/Correio

A primeira fase da retomada econômica de Salvador começou hoje (24). Tanto a abertura do comércio de rua, a partir das 10h (veja aqui), quanto dos shoppings, a partir das 12h, causou grande movimentação de clientes e muitas filas foram registradas. O funcionamento dos shoppings está autorizado de segunda a sábado, das 12h às 20h. Os estabelecimentos terão que seguir protocolos, como o uso obrigatório de máscaras e higienização de ambientes e produtos, além de limitação de uma pessoa a cada nove metros quadrados em áreas comuns.

Dentro das lojas só pode haver uma pessoa a cada cinco metros quadrados; o estacionamento deve ser limitado a 50% das vagas; é preciso haver medição de temperatura de todos; a realização de eventos presenciais está proibida; e o horário de funcionamento deve ser das 12h às 20h, de segunda a sábado.

Nesse momento de retomada, o prefeito de Salvador, ACM Neto, pediu “paciência” para o período de adaptação e lembrou que todos podem denunciar aglomerações. “Pedimos paciência nesse começo, porquê a cidade é muito grande, precisamos contar com cada cidadão, cada um ser fiscal, vamos estar abertos para receber qualquer denúncia […] não é hora de ir para shopping por diversão e lazer, é hora de comprar o que é preciso e voltar para casa. Essa é a forma segura”, destacou o prefeito durante entrega da 1ª parte da obra de requalificação da Estrada Velha do Aeroporto.

Neto disse ainda que Salvador registrou, no início da manhã, uma taxa de ocupação de 72% nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A próxima fase de reabertura na capital baiana requer ao menos 70%. “Hoje, por exemplo, Salvador amanheceu com 72%. Esse número pode crescer até o final do dia e é importante ressaltar que não é o número oficial da sexta-feira, já que a taxa só é fechada no final da tarde, mas nós começamos com essa excelente notícia pela manhã”, disse o prefeito.

O gestor explicou que ganhar a disputa no STF para manter pacientes com coronavírus no Hospital Salvador (veja aqui) será fundamental para conquistar a taxa de ocupação desejada “Se conseguirmos manter os pacientes no Hospital Salvador e incorporar 14 novos leitos, nós vamos conseguir chegar mais rapidamente aos 70%, e ativar a segunda fase de retomada”.

Foto: Gil Santos/Correio

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.