sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

COMÉRCIO E INDÚSTRIA SÃO OS QUE MAIS CONTRATAM DURANTE PANDEMIA

Redação - 23/07/2020 11:13 - Atualizado 23/07/2020

Na passagem de maio para junho, deste ano, 5,151 milhões de pessoas de 14 anos ou mais trabalhavam na Bahia, ou seja, estavam ocupadas. Esse número mostrou um discreto viés de alta em relação a maio, com mais 26 mil pessoas ocupadas, variação que não é estatisticamente significativa, pois a proporção de pessoas que trabalhavam, em relação à população total de 14 anos ou mais de idade (nível da ocupação), manteve-se a mesma em maio e junho: 42,9%.

Ainda assim, de um mês para o outro, na Bahia, houve saldo positivo no número de trabalhadores em 6 dos 11 grupos de atividades investigados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD COVID19 divulgada hoje (23) pelo IBGE.

O segmento de comércio, reparação de veículo automotores e motocicletas teve o maior aumento no número de trabalhadores nesse período, com mais 52 mil pessoas ocupadas entre maio e junho. A indústria em geral veio em seguida (+36 mil trabalhadores), e administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais ficou em terceiro (+15 mil ocupados).

Por outro lado, outras atividades (-73 mil trabalhadores entre maio e junho), construção (-13 mil) e alojamento e alimentação (-9 mil) mostraram os saldos mais negativos no número de pessoas ocupadas, de maio para junho.

Em junho, a taxa de informalidade na Bahia, ou seja, a proporção de trabalhadores informais no total da população ocupada, ficou igual à de maio: 48,0%. Isso significa que, no estado, 2,473 milhões de pessoas eram empregados do setor privado ou trabalhadores domésticos sem carteira assinada; empregadores ou trabalhadores por conta própria que não contribuíam para o INSS; ou trabalhadores não remunerados em ajuda a morador do domicílio ou parente.

Já a adoção do trabalho remoto cresceu discretamente na Bahia, frente a maio. Em junho, 302 mil pessoas ocupadas estavam em home office, o que representava 5,9% da população ocupada. O percentual continuava abaixo do verificado no país como um todo (10,4% ou 8,694 milhões em trabalho remoto) e era o sétimo menor entre os estados.

Veja também: Número de trabalhadores desocupados na Bahia sobe para 904 mil em meio à pandemia

Foto: Reprodução/ acrítica.com

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.