A Reitoria da Uneb (Universidade do Estado da Bahia) informou em comunicado que decidiu pela continuidade da suspensão das atividades administrativas e acadêmicas presenciais por mais 30 dias. Segundo o comunicado, divulgado na segunda-feira (20), “a deliberação ocorre em concordância com as recomendações apresentadas administrativamente pela comissão com a finalidade de acompanhar e orientar as condutas institucionais relativas à pandemia da Covid-19, no âmbito da Uneb (Portarias 133/2020 e 224/2020), e considerando a regulamentação do Plano de Ação para o enfrentamento à pandemia da Covid-19 (Resolução CONSU Nº 1.406/2020)”.
Além disso, a reitoria informou que as atividades administrativas continuam sendo realizadas por trabalho remoto; que foi constituída uma comissão com a finalidade de elaborar a proposta de implementação do Comitê Permanente de Biossegurança da Uneb; e que o semestre 2020.1 do cursos de graduação na modalidade à distância (EaD) ofertados pela instituição, através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), teve início na última semana.
Já a Ufba (Universidade Federal da Bahia) terá um semestre suplementar de atividades online, em caráter emergencial e excepcional, a ser realizado até o final do ano civil de 2020. A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário (Consuni) nesta terça-feira (21). O semestre suplementar terá um calendário próprio, a ser definido pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), preservando, para posterior definição, a retomada dos semestres regulares do ano letivo de 2020.
Segundo a universidade, “a nova decisão do Consuni mantém essa suspensão até o final deste ano, haja vista o fato de a pandemia encontrar-se ainda em fase aguda, registrando altos patamares de contaminação e mortes, sem que haja previsão confiável de arrefecimento ou de mecanismo seguro, rápido e universal de imunização”.
Foto: Montagem