sábado, 28 de setembro de 2024
Euro 6.1121 Dólar 5.4583

SHOPPINGS MUDAM ROTINA PARA FUNCIONAR NA PANDEMIA

Redação - 22/07/2020 09:00 - Atualizado 22/07/2020

Quem está sentindo falta de bater perna nos shoppings pode comemorar, pois a reabertura dos estabelecimentos de Salvador deve acontecer até a sexta-feira, como indicou o secretário municipal de Saúde Leo Prates, na última sexta (17). A retomada das atividades depende da queda na taxa de ocupação dos leitos de UTI em Salvador para o patamar dos 75%, o que já foi alcançado. No entanto, é necessário que a taxa siga dessa forma por cinco dias consecutivos.

Um protocolo base de reabertura já está pronto, incluindo regras básicas e já vistas em mercados, e inclui, por exemplo, o uso obrigatório de máscaras e a redução em 50% das vagas de estacionamento. Mas os centros comerciais foram além e estabeleceram novas condutas para dar ainda mais segurança para seus clientes.

Com as regras governamentais e as restrições de cada estabelecimento, os clientes vão ter uma experiência diferente quando pisarem nos shoppings novamente. As roupas, por exemplo, terão que ser compradas sem que sejam experimentadas em um  provador – equipamento  proibido pelo decreto.

Algo que também não deve acontecer logo na retomada das atividades são as ações de grandes liquidações nos shoppings. Apesar de não ser proibido dar descontos, o decreto da prefeitura veta a realização de eventos ou promoções nos espaços comuns que possam gerar aglomeração de pessoas, o que poderia ocorrer com a oferta de produtos mais baratos. Cada loja, entretanto, pode optar por fazer vendas com abatimento. Nesse sentido, o Shopping Paralela já orientou seus lojistas a não realizarem ações de marketing que criem multidões.

A reabertura impõem limites, que terão que ser respeitados pelos clientes para evitar a formação de aglomerações. A ordem é manter a distância de 1,5m entre as pessoas, inclusive nas escadas rolantes. O decreto municipal ainda restringe a capacidade máxima de ocupação de 1 pessoa a cada 9m² de área total do empreendimento e de 1 pessoa a cada 5m² da área de cada loja.

Para garantir o cumprimento das medidas, os shoppings instalaram marcações no chão indicando o distanciamento de 1,5 m em locais de grande aglomeração, como filas e entrada dos elevadores. Até as escadas receberam indicações para evitar a proximidade entre os clientes. Nos shoppings Piedade, Barra e Paseo, por exemplo, a regra é uma pessoa a cada três degraus.

O Salvador Shopping e o Salvador Norte Shopping vão garantir o controle de fluxo com uso de aplicativos  capazes de apontar, em tempo real, o número de pessoas no centro comercial. Ambos os centros  também instalaram tapetes bactericidas para a higienização dos sapatos de quem estiver no local.

“Toda nossa equipe está treinada para identificar possíveis pontos com maior número de clientes e ordenar para que a distância seja mantida. O sistema de câmeras será um grande aliado nesse sentido”, garante Fernando Rocha, Diretor Regional BA/SE do Grupo JCPM, que administra os empreendimentos.

A tecnologia pode ser uma grande aliada para evitar contágios dentro dos centros de compras. O Bela Vista importou um equipamento alemão para impedir a propagação do coronavírus em superfícies de áreas comuns. De acordo com o centro, foram investidos mais de R$ 300 mil nas  preparações para a reabertura.

“O Dispositivo Ultra UV para corrimão irradia uma luz ultravioleta com ação germicida e esterilizadora a uma curta distância do corrimão, agindo diretamente no material genético de bactérias e vírus, inclusive da covid-19, oferecendo uma desinfecção segura, rápida e mais agradável ao usuário, sem vestígios dos convencionais produtos de limpeza”, informa o shopping, que também vai calcular o número de pessoas no local com a ajuda de câmeras e sensores  de presença.

Apesar de poderem funcionar, os elevadores ficarão mais vazios. Alguns shoppings, como o Shopping da Bahia, reduzirão a capacidade máxima de operação para apenas 30% da lotação. Além do limite de passageiros, o Salvador Shopping e Salvador Norte optaram por destinar as máquinas para o uso preferencial de idosos, gestantes, pessoas com deficiência e com crianças de colo. Todos os centros comerciais reforçaram a higienização destes equipamentos bem como das escadas rolantes.

O Paseo Itaigara deu um passo a mais na segurança. Lá, apenas dois passageiros poderão utilizar o elevador por vez. “Estamos tendo um cuidado maior que o que o decreto está nos pedindo”, afirma a gerente geral do shopping, Thais Leal. A higienização será intensificada e os estabelecimentos também vão disponibilizar álcool em gel. O Bela Vista já instalou 130 totens de álcool em gel em diversos pontos de sua área, já o Salvador e o Salvador Norte possuem juntos mais de 300 pontos de distribuição do produto. No paralela, a proteção também foi reforçada com a entrega de máscaras para os clientes.

Ainda assim, nem todas as áreas dos shoppings estarão abertas. Bares, restaurantes e cinema devem continuar fechados. As praças de alimentação poderão apenas atuar com os serviços de delivery e take away. Apesar da reabertura, quem preferir fazer as comprar sem sair do carro ainda poderá utilizar o drive-thru dos shoppings da Bahia, Bela Vista, Itaigara, Paseo, Barra, Piedade, Paralela, Cajazeiras, Salvador e Salvador Norte.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.