terça, 25 de junho de 2024
Euro 5.8457 Dólar 5.4571

ACM NETO É CONTRA REFORMA TRIBUTÁRIA AMPLA NESTE MOMENTO

Redação - 22/07/2020 11:52 - Atualizado 22/07/2020

Contrariando o pensamento de lideranças políticas do próprio partido, o prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, disse hoje (22), durante coletiva, que não apoia uma reforma tributária geral, que envolva União, estados e municípios, durante o período de pandemia.

“Sei que minha palavra contraria o pensamento de lideranças do meu próprio partido, que, sobretudo na Câmara, defendeu uma reforma mais ampla, mas eu sou muito cético nesse momento sobre uma reforma que envolva todos os entes da federação. Estamos vivendo um momento de crise econômica, de enorme dificuldade de arrecadação para estados e municípios”, afirmou Neto.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, entregou ontem (21) ao Congresso Nacional uma proposta do governo federal que propõe tratar, neste primeiro momento, apenas de tributos federais sobre o consumo. O pensamento de Neto é alinhado com o ministro que prevê tratar de tributos estaduais e municipais em outro momento.

“Tratar de reforma tributária em um ambiente econômico de crescimento para o país já não é fácil, muito mais difícil é tratar sobre esse tema em um ambiente de recessão (…) Não dá pra gente pagar tantos impostos, com tanta complexidade. Se o volume de impostos já é alto, a burocracia e a quantidade de regras para o pagamento desses impostos é tão penosa quanto (…) Eu defendo que ela ocorra de maneira fatiada. A primeira [etapa], acredito, deve ser a deliberação do Congresso sobre a proposta entregue pelo ministro Paulo Guedes. Depois de vencer a etapa dos impostos federais, eu trataria dos impostos estaduais e municipais”, sugeriu.

 

Foto: Valter Pontes/Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.