Por: João Paulo Almeida
O período de rematrícula para o segundo semestre nas escolas particulares da Bahia tem registrado um alto número de evasão de alunos. Segundo o porta voz do Grupo Valorização da Educação (GVE), Wilson Abdon, associação que representa os proprietários de escolas, existem escolas no estado que tiveram 100% de seus alunos sem efetivar suas matriculas.
“Temos escolas hoje na Bahia com 100% de evasão na capital. Ou seja, de 200 alunos nenhum efetuou a rematrícula. Esses alunos ainda tem passivos também a acertar pois existem mensalidades em aberto Ou seja a situação de algumas escolas particulares na Bahia é muito delicada. A aprovação pela Assembleia Legislativa de projeto que obriga a redução de 30% nas mensalidades vai fechar muita escola”, disse.
A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, na última quinta, 16, o projeto que reduz em até 30% o valor das mensalidades nas redes particulares de ensino enquanto durar a pandemia do novo coronavírus. O texto é do deputado Alan Sanches e vale para instituições de ensino infantil, fundamental, médio e superior na Bahia.
O porta voz classifica a medida aprovada pela ALBA de maléfica para educação e populista. “Eu acho que só quem tem a perder com essa medida que reduz em 30% as mensalidades é a educação do país. As crianças e jovens saindo das escolas particulares e a rede publica pode abraçar todos? Como vai ficar essa situação” Pra onde as crianças e jovens vão” disse
A redução máxima de 30% será para as instituições de ensino infantil e educação básica; O percentual de 25% ao ensino fundamental; 22,5% ao ensino médio e novamente 30% nas instituições de ensino superior em todo o estado da Bahia. “As instituições de ensino que descumprirem os dispositivos estão sujeitas a multa de 100% sobre o valor da mensalidade de cada aluno que não tenha obtido a redução”, diz o texto, que passa a valer a partir da publicação da lei.
Foto: divulgação