A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou o início de pesquisas com duas vacinas contra Covid-19, que serão testadas em 5 mil voluntários da Bahia e de São Paulo, segundo consta em edição extra do Diário Oficial da União (DUO) desta terça, 21.
O ensaio clínico vai analisar dois tipos de vacina, a BNT162b1 e BNT162b2, que estão sendo desenvolvidas pela BioNTech e Pfizer. Ao todo, serão 29 mil voluntários ao redor do mundo e o Brasil participará da terceira fase do estudo.
O Brasil participará da fase 3 do estudo, que prevê a administração em “grande quantide de invíduos”, na tentativa de comprovar a sua “eficácia e segurança”, que significa ser capaz de imunizar sem causar reações adversas.
Mais vacinas – No início de junho, o órgão concedeu autorização para o ensaio clínico de uma vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, que será testada em Salvador e já deu início ao processo de seleção dos voluntários.
Nesta segunda-feira (20), a Oxford e a biofarmacêutica anglo-sueca AstraZeneca divulgaram um estudo que indicam bons resultados no teste contra Covid-19..
No dia 3 de julho, o ensaio de outra vacina, desenvolvida pela Sinovac Research em parceria com o Instituto Butantan, recebeu a autorização do órgão.
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil