Um bolsonarista de quatro costados quer ser prefeito Salvador e joga todas as suas fichas na aproximação com a família Bolsonaro. Esta semana ele viajou para Brasília tendo como único objetivo participar da manifestação de apoio ao Presidente Jair Bolsonaro realizada neste domingo na Esplanada dos Ministérios. Trata-se do vereador Cezar Leite do PRTB, partido do vice-presidente Hamilton Mourão, que tem aparecido nas redes sociais como o candidato a prefeito de Salvador mais próximo da família Bolsonaro. Leite tem 45 mil seguidores no facebook e procura identificar-se com os evangélicos, mas seu plano de ação para chegar a ser um candidato competitivo é um só: chamar a atenção e ser adotado politicamente pelo clã Bolsonaro.
Não se sabe se Bolsonaro pretende apoiar algum candidato a prefeito em Salvador e a expectativa era de um apoio ao candidato do Prefeito ACM Neto, presidente do DEM, mas as reiteradas declarações de Neto contra as políticas bolsonaristas tem afastado o prefeito da base de apoio do presidente. Nas redes sociais ligadas aos bolsonaristas, Neto vem recebendo fortes críticas e até de comunista o prefeito vem sendo chamado.
Sem a ajuda de Bolsonaro, Cézar Leite não tem cacife para disputar a Prefeitura e sequer conseguiu ser eleito deputado estadual na última eleição, quando teve minguados 18 mil votos, mas, o sonho do vereador, é conseguir o apoio do presidente, para assim tornar-se um tertius, se colocando como terceira via entre o candidato do Prefeito ACM Neto, Bruno Reis, e a candidata do governador Rui Costa, Major Denice. E não é difícil encontrar nas redes sociais menções críticas sobre a recente união de Neto e Rui, que passaram a trabalhar juntos após a pandemia.
Há quem diga que Cézar Leite deseja na verdade se posicionar bem na eleição, buscando o apoio do prefeito ACM Neto, afinal o governo de Bolsonaro é desaprovado por 62% da população, segundo pesquisa do jornal A Tarde, mas seus apoiadores não só rejeitam a pesquisa como afirmam que após o auxilio de R$ 600,00 concedido pelo governo federal a popularidade do presidente teria disparado.
Há que ver, por enquanto, há ainda que saber se ele terá o apoio do vereador Alexandre Aleluia, o político em Salvador que teria mais aproximação com a família Bolsonaro, tendo o pai, o ex-deputado José Carlos Aleluia sido nomeado por Bolsonaro para o conselho de uma importante empresa estatal (veja aqui). Nas redes sociais é clara a disputa de Leite com Aleluia para ver quem é mais bolsonarista.
De todo modo, Leite se coloca como candidatíssimo e afirma que sua intenção é criar um movimento de direita conservadora em Salvador. (EP – 20/07/2020)