domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

RAPIDEZ NA TESTAGEM É CHAVE PARA CONTROLAR EPIDEMIA

Redação - 17/07/2020 07:45 - Atualizado 17/07/2020

Quanto mais cedo um paciente for diagnosticado com Covid-19, mais rápido seus contatos podem ser rastreados para conter o avanço do novo coronavírus. Um estudo publicado pela revista “The Lancet Public Health” modelou a eficácia desta estratégia. Os pesquisadores explicaram que um atraso de três dias ou mais entre o início dos sintomas e a realização do primeiro teste pode reduzir as chances de se controlar a disseminação do vírus, ainda que seja feito o rastreio de todos os contatos do paciente infectado.

De acordo com o modelo matemático projetado pelos cientistas da Universidade de Utrecht, na Holanda, na melhor das hipóteses, com atrasos zero e pelo menos 80% dos contatos rastreados, o ritmo de contágio – representado pela letra R – cai de 1,2 para cerca de 0,8. Ritmo de contágio é um número que traduz o potencial de propagação de um vírus: quando ele é superior a 1, cada infectado transmite a doença para mais de uma pessoa e a doença avança. Para que o rastreamento de contatos convencional funcione, os resultados dos testes precisam ser entregues dentro de um dia após o início dos sintomas.

Os pesquisadores defendem que melhorar o acesso ao teste da Covid-19, combinado com o plataformas de controle digitais minimiza os atrasos no rastreamento. Segundo eles, essa é chave para o sucesso de uma capaz de rastrear e reduzir a propagação do vírus. Os aplicativos de celular, dizem os cientistas, podem acelerar esse processo e contribuir para manter o R abaixo de 1. Isso, mesmo que apenas 20% da população faça uso desta ferramenta. Para o professor Mirjam Kretzschmar, um dos autores do estudo, o rastreamento é eficaz apenas se for feito rapidamente.

“Descobrimos que os aplicativos móveis podem acelerar o processo de rastreamento das pessoas potencialmente infectadas”, disse Kretzschmar em um comunicado. “Nosso estudo se baseia nisso para mostrar, em detalhes, qual o papel de cada etapa do processo para tornar essa abordagem bem-sucedida.”

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.