Em sua coluna no jornal A Tarde, neste quinta-feira, o economista Armando Avena afirma que o epicentro da pandemia na Bahia deslocou-se de Salvador para o interior do Estado e que a capital está registrando queda de casos e mortes. Avena lista dados das secretarias de Saúde do Estado e do município que mostram que o pico de mortes ocorreu em 24 de junho, quando morreram 42 pessoas na cidade, mas que esse número caiu 71% estabilizando-se em 12 mortes diárias nos últimos sete dias. Já o número de novos casos caiu pela metade.
A taxa de ocupação das UTIs está em cerca de 78%, mas se for considerado só a população que mora em Salvador, essa taxa está abaixo de 70%.
Segundo ele, os municípios com os maiores coeficientes de incidência da Covid-19 por 100 mil habitantes estão agora no interior. Enquanto Salvador registrou uma taxa média de crescimento dos casos nos últimos 5 dias de 0,8%, no interior há municípios com taxas até 100 vezes maiores.
O economista conclui que Salvador está pronta para dar o start da fase1 da reabertura da economia imediatamente, desde que obedecendo a todas as restrições estabelecidas nos protocolos definidos pelo Estado e pela Prefeitura. Veja o artigo aqui.
Veja Também: Mortes em Salvador caíram 70% e curva de casos mostra queda expressiva