A Associação Comercial da Bahia (ACB) celebrou 209 anos de fundação. Em mais de dois séculos de atuação, a entidade participou ativamente da vida do estado. Em 1855, por exemplo, teve atuação marcante na epidemia de cólera-morbus, tomando a frente das ações comunitárias em favor das vítimas e oferecendo sua própria sede para seu atendimento.. Em 1970, liderou o movimento da iniciativa privada para a implementação do Polo de Camaçari, cujo ato de constituição foi assinado em solenidade realizada em sua sede,no bairro do Comércio, em outubro de 1971. Seu atual presidente é Mário Dantas comentou em entrevista ao Jornal correio da Bahia sobre a importância da entidade para o estado.
“A Associação Comercial da Bahia é a mais antiga das Américas e até da Península Ibérica. Mais antiga do que as das cidades do Porto, de Lisboa. Temos pesquisado, e o que nos parece que só existe uma entidade mais antiga no mundo, que fica em Londres. A associação sempre teve uma participação ativa em articulações de projetos de desenvolvimento econômico. As grandes decisões do país, desde a época do Brasil Colônia, do Império, da Velha República, da Nova República, passaram pela associação”, explicou.
Sobre os projetos mais importantes Mario destacou. “Estamos trabalhando muito fortemente para devolver a relevância a ACB em projetos empresariais. Destaco três iniciativas hoje: a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem; o Núcleo Jurídico, e o programa Made in Bahia, que visa a valorização dos produtos e serviços locais”.
Foto: divulgação