Em vídeo postado em suas redes sociais, a médica Caroline Martins denunciou a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) por apreender medicamentos doados por empresários e profissionais de saúd,e para o tratamento de pacientes com Covid-19 em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia.
Os remédios distribuidos nos kits eram Hidroxicloroquina, Ivermectina e Zinco. Não há comprovação científica de que os compostos são eficazes no tratamento da doença causa pelo novo coronavírus. No vídeo, a médica afirmou que a Vigilância Sanitária da Sesab ameaçou as farmácias que venderam os medicamentos de interdição se estas não recolhessem o material. “Se as farmácias de manipulação não entregassem, eles iriam fechá-las. As farmácias foram obrigadas a me pedir os remédios e eu me senti intimidada. Então, tive que devolver”, declara Caroline.
A Sesab negou as acusações, de acordo com o jornal Correio, e classificou a denúncia como “mais uma fake news” contra o governo estadual e declarou que o local onde as doações estavam sendo realizadas era inapropriado e não contava com a presença de um profissional indicado. “As equipes de fiscalização impediram a distribuição, em virtude do local não possuir farmacêutico, nem alvará sanitário”, informa.
Foto: Arquivo/Agência Brasil