A prefeitura de Madre de Deus anunciou hoje (13) um programa especial e interdisciplinar para acolhimento de pacientes acometidos pela COVID-19. O Projeto Acolher (Programa de Acolhimento de Vítimas da Covid-19) é realizado através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Esta ação oferta atendimento especializado e emergencial nas áreas de Psicologia, Assistência Social, Nutrição e Enfermagem.
Também integra o projeto o Auxílio Isolamento Social, destinado ao cidadão acometido pela COVID-19, e estabelecido pela Lei Municipal 747/2020. Trata-se de uma parcela única destinada ao núcleo familiar onde reside o cidadão acometido pelo novo coronavírus.
O valor do benefício auxílio isolamento é no valor de R$ 500,00 para cada núcleo familiar contaminado pelo coronaviruis. Será pago pelo produto bancário “Saque Sem”, do Banco do Brasil. O objetivo do projeto é, com estas ações, reduzir os impactos aos pacientes acometidos pela covid-19.
Na área de Enfermagem, são realizadas orientações aos pacientes e familiares sobre higiene pessoal e distanciamento social. Já no setor de Nutrição é promovida a educação alimentar com os protocolos de medidas protetivas e preventivas. Na área da Psicologia o Programa Acolher oferece suporte de intervenção para crise psicológica e apoio para resiliência pessoal e possível enfrentamento de discriminação. E no que tange ao Serviço Social são realizadas as informações necessárias sobre o Auxílio Isolamento Social.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Madre de Deus