A mineradora Sul Americana de Metais, conhecida como SAM e controlada pela companhia chinesa de investimentos Honbridge Holdings, de Hong Kong, pretende construir um mineroduto ligando os municípios de Grão Mongol e Padre Carvalho, em Minas Gerais, até o terminal portuário de Ilhéus. O mineroduto terá 480 km e vai transportar o minério de ferro produzido num complexo demineração no extremo norte de Minas Gerais, um projeto cujo investimento está orçado em US$ 2,1 bilhões e que espera apenas a licença ambiental para ser iniciado.
Com capacidade desenhada para fazer 27,5 milhões de toneladas ao ano, o projeto tem como alvo o mercado externo. E a China que importa de quase 1,1 bilhão de toneladas de minério de ferro por ano para suas aciarias, será o grande cliente.
A SAM firmou acordo com a Lótus do Brasil, que vai montar e operar o duto, bem como uma estação de filtragem localizada no porto de Ilhéus. O investimento no mineroduto será US$ 1,1 bilhão de investimento. Com informações do Valor Econômico.