A cidade de Porto Seguro no sul da Bahia começa a retomar as atividades depois de quatro meses fechada por causa da pandemia. A partir do dia 15 de julho, alguns hotéis já estarão abertos e agências de receptivo voltam a operar, assim como barracas de praia, bares e restaurantes – todos com 50% da capacidade. “Não vai ser o movimento de antes nem como a gente gostaria, mas será com muita segurança”, assegura o secretário de turismo de Porto Seguro, Paulo Magalhães.
Segundo informações do jornal Correio, para entrar nos hotéis, só de máscara e depois de passar no teste do termômetro. Nos restaurantes, é preciso pelo menos uma cadeira de distância entre os clientes, e mesas com mais de 6 pessoas ainda não são permitidas. Essas foram algumas das mais de 200 regras exigidas pela Prefeitura no rígido protocolo de retomada, publicado no dia 23 de junho. Antes de abrirem as portas, os empreendimentos precisam provar à equipe de vigilância sanitária que todas as exigências foram cumpridas, para, então, receber o selo que permite a retomada.
Dos mais de 500 hotéis de Porto Seguro, o secretário de turismo Paulo Magalhães estima que pelo menos 50 reabram na próxima semana. Segundo a Prefeitura, 77 empreendimentos – entre hotéis, barracas de praia, bares, restaurante e lanchonetes, agências de viagem e operadores – assinaram o termo de responsabilidade sanitária e aguardam a inspeção da vigilância para receber o selo.
A Secretaria de comunicação de Porto Seguro informou que ainda há a possibilidade que a data seja adiada, pois depende de uma reunião que será feita nesta sexta-feira (10) com prefeitos do Sul e Extremo Sul da Bahia e o governador Rui Costa (PT). Será ainda aplicado toque de recolher na cidade a partir desta sexta, até a próxima quarta (15), quando haverá nova avaliação municipal sobre a evolução da doença. Porto Seguro tem 735 casos confirmados de covid-19, sendo 552 recuperados, 11 internados, 162 em isolamento respiratório e 10 óbitos, segundo o boletim epidemiológico municipal da quarta-feira (8).
Foto: divulgação