sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.1013 Dólar 5.8331

NOVA MÚSICA DE MARGARETH MENEZES É INSPIRADA NA VIDA DE DJAMILA

Redação - 09/07/2020 16:09

Muito se fala sobre sororidade feminina, mas a prática, às vezes, é falha ou o entendimento sobre o termo se desgasta em hashtags nas redes sociais. O encontro de duas mulheres diante de suas ancestralidades, escolhas e posturas é mais do que um abraço, um elogio. É sobre reconhecimento e respeito; abrir caminhos e dar espaços. Em uma live no seu Instagram, Margareth Menezes mostrou essa potência ao encerrar a entrevista com Djamila Ribeiro cantando uma música feita especialmente para ela.

Djamila Ribeirão de Luz, ainda sem data de lançamento oficial, é inspirada na trajetória de vida da filósofa e escritora best-seller. Contudo, também esconde nas entrelinhas da prosa cantada a magnitude do encontro geracional de duas mulheres negras. “Vejo essa música com uma delicadeza, do amor entre duas mulheres de gerações diferentes, que reconhece na outra a importância de ocupar novos espaços”, conta Djamila à Glamour. Pega de surpresa, ela não escondeu a emoção ao ouvir Margareth cantar. “Ela cantava sobre a minha vida, o incentivo do meu pai com a leitura e os estudos; sobre eu ter rompido fronteiras. Fiquei muito emocionada.”

Djamila, que sempre foi fã de Margareth – nome que, inclusive, aparece como citação em diversos livros da coleção Feminismos Plurais, da qual é coordenadora –, não hesitou ao ser convidada para a entrevista. “É engraçado porque normalmente ninguém me pergunta coisas tão pessoais nessas lives, e conversar com ela foi muito interessante por, justamente, falarmos também sobre maternidade, minha infância em Santos, minha avó, meu pai…”, diz.

E quem escuta toda essa sensibilidade artística de Margareth, não imagina que ela escreveu tudo aquilo poucas horas antes da entrevista começar. “Terminei exatamente 25 minutos antes de entrar ao vivo”, revela. “A música nasceu lendo a sua biografia. Quando a inspiração veio, só sentei e escrevi. Tinham coisas ali que eu nem sabia, coisas que fui descobrir durante a entrevista.”

Da admiração recíproca diante da história de vida e da trajetória profissional brotou algo deliciosamente envolvente, mas que está ainda disponível só na versão acapella no Instagram de Djamila. “Ela é uma mulher brilhante no que faz. Não só venceu naquilo que escolheu como profissão, mas ganhou reconhecimento dentro e fora do Brasil por isso. Precisamos reconhecer mais o povo negro, as mulheres negras. E Djamila Ribeiro merece todo o nosso reconhecimento”, define Margareth.

Foto: José-de-Holanda-Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.