Todo empreendedor que busca se estabelecer no mercado precisa se questionar diariamente quais passos seguir para não perder o foco. Mediante a crise econômica instalada no Brasil e no mundo, diversas empresas precisaram buscar alternativas para não fecharem as portas. Só neste ano, de acordo com uma pesquisa do SEBRAE, 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas e 9 milhões de funcionários foram demitidos. Diante disso, num olhar das empreendedoras femininas que conseguiram manter suas empresas funcionando, como é que elas estão passando por esse cenário?
No caso da MCM Brand Group, Mônica Schimenes, CEO do grupo, comenta que precisaram passar por diversas mudanças, uma alteração sensível no faturamento previsto para o ano, eventos cancelados, clientes em gestão de crise e com verbas totalmente congeladas. “Esse cenário foi assustador, mas fiz tudo ao meu alcance para reduzir os custos para não impactar tanto a vida dos meus colaboradores. Eu poderia ter fechado a agência, mas preferi preservar meu time e seguir acreditando que vai dar certo”, comenta.
Schimenes também afirma que o diálogo foi o principal aliado para esse momento de mudança. “Foi preciso entender junto do time a situação para que pudéssemos nos adaptar. Estudamos, conversamos muito com nossos clientes e buscamos olhar para nossas demandas com outra perspectiva. Dessa forma, encontramos soluções e retomamos para nossa visão positiva diante de tudo”, finaliza.
Foto: divulgação