segunda, 13 de maio de 2024
Euro 5.5427 Dólar 5.1588

SECRETÁRIO PREVÊ ABERTURA DE CERCA DE 200 LEITOS PARA COVID-19

Redação - 06/07/2020 11:58

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou hoje (06) que o estado ganhará, até a próxima semana, cerca de 200 novos leitos para tratamento de pessoas com coronavírus. A ideia é reforçar a rede de atendimentos para Covid-19 e reduzir a taxa de ocupação.

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab), dos 2.283 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.467 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 64%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 913 leitos exclusivos para o coronavírus, 725 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 79%.

“Excluímos os leitos pediátricos, que têm taxa de ocupação baixa, em torno de 30%, e puxava artificialmente a taxa de ocupação para abaixo de 80%. Estamos agora tratando dos leitos adultos. Essa taxa de ocupação na capital está acima de 80%, no interior abaixo de 70%. Iremos, ao longo dos próximos dias, abrir mais leitos em Salvador. A prefeitura e o governo deverão abrir em torno de 70 leitos ao longo desta e da próxima semana. No interior do estado vamos abrir, provavelmente na sexta-feira, mais 40 leitos no Clériston Andrade. Mais 60 ou 70 leitos em municípios do interior. Serão quase 200 novos leitos injetados no sistema”, afirmou em entrevista ao Jornal da Manhã da TVBA.

“Isso deve fazer com que a taxa de ocupação de Salvador caia abaixo de 75%, por volta de 73%, posteriormente abaixo de 70%, preservando a taxa de crescimento atual, que está em torno de 2%”, complementou.

A taxa de ocupação é importante para o plano de retomada do comércio desenhado pelo governo do estado e prefeitura de Salvador. Segundo Vilas-Boas, o índice será utilizado como parâmetro para a adoção das fases da flexibilização. O projeto deverá ser detalhado pelo governador Rui Costa e pelo prefeito ACM Neto.

“Nós estamos trabalhando em cima disso. Diversas reuniões foram feitas ao longo das últimas semanas dentro do governo, posteriormente junto com a prefeitura da capital, exatamente para alinhar os parâmetros. Como isso envolve algum grau de entendimento, é importante que se alinhe números iguais. Chegamos a um número, deverá ser anunciado nos próximos dias. O número principal diz respeito à taxa de ocupação hospitalar. Não estamos trabalhando com taxa de crescimento, que é variável, pode ser influenciada pela taxa de testagem. Estamos trabalhando no que interessa, que é a capacidade do sistema em absorver a demanda”, afirmou Vilas-Boas.

 

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.